






Código: 0235 P23 02 02 000 050
Hamilton Bettes Júnior e Laércio de Mello
Ensino Fundamental 1
76
Brochura
24X17cm
2021
1ª Edição
978-65-5645-123-7
Este material poderá ser utilizado para efeitos de mapeamento e acompanhamento da progressão da aprendizagem dos alunos. Assim, apresentamos um plano de desenvolvimento dividido em bimestres para aplicação do conteúdo curricular proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
As sequências didáticas, exploradas em cada bimestre, organizam o trabalho pedagógico e são compostas por sugestões de atividades que deverão ser exploradas em determinado período. As habilidades e os objetos de conhecimento selecionados consideram o trabalho realizado bimestralmente. O planejamento das sequências é feito por etapas, iniciando-se com os objetivos a serem alcançados, os recursos necessários e o encaminhamento metodológico. O material do aluno está dividido em seções da seguinte forma:
Vamos conferir – seção de práticas de revisão, fixação e verificação da aprendizagem, que aborda conteúdos, habilidades, competências gerais e específicas que demandam atividades de fixação para a consolidação do conhecimento e atividades de verificação da aprendizagem.
Ser curioso – seção de práticas de observação, investigação, reflexão e criação, que proporciona a exploração de habilidades de investigação científica; contribui para o desenvolvimento de diversos processos cognitivos como observação, visualização, compreensão, organização, análise, síntese e comunicação de ideias científicas, conferindo especial ênfase à argumentação e aos processos de inferência; contribui para a consolidação dos conhecimentos de literacia, numeracia e alfabetização; promove aprendizagens ativas e aprendizagem colaborativa; promove o desenvolvimento de habilidades de investigação, criação e reflexão diante de uma situação.
Cabe destacar que as sequências e atividades são sugestões que poderão ser adaptadas, reconstruídas e reformuladas de acordo com as necessidades de desenvolvimento dos alunos.
Hamilton Bettes Júnior
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Autor de livros didáticos na área de Geografia. Professor de Ensino Fundamental, Médio e Superior nas redes pública e particular de ensino.
Laércio de Mello
Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Autor de livros didáticos na área de Geografia. Professor nas redes pública e particular de ensino.





